A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento informa que o município foi aprovado novamente no Mapa do Turismo Brasileiro (MTB). O certificado do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, foi recebido pela secretaria nesta semana.
“O mapa contém os municípios que possuem o turismo como área de desenvolvimento, identificando locais para investimentos e ações para fomentar a atividade turística nas cidades”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher. Ele ressalta que mesmo com o aumento dos critérios e mais exigências por parte do Ministério do Turismo, Nova Trento mais uma vez está no Mapa do Turismo Nacional.
Para a ação, durante os últimos meses, a secretaria cadastrou mais de 70 estabelecimentos da cidade no Cadastur. Em comparação, no ano de 2021 havia menos de 30 cadastros no sistema.
Sobre o MTB
A cada dois anos, o Ministério do Turismo realiza uma atualização do Mapa do Turismo Nacional, uma ferramenta de consulta não apenas para o próprio MTur, mas para qualquer cidadão que deseja saber sobre o turismo no país.
O Mapa é uma importante ferramenta para classificar os municípios com atividade turística desenvolvida. São vários critérios utilizados pelo Ministério para categorizar os municípios, dentre eles, comprovação de orçamento público para o setor, arrecadação tributária, geração de empregos formais, estabelecimentos cadastrados no Cadastur, Conselho de Turismo ativo, entre outros.
O Ministério analisa dados enviados pelo município e também oriundos dos Ministérios do Trabalho e da Fazenda, além dos cadastros do Cadastur, e após essa análise categoriza de A a E os municípios aspirantes ao Mapa. Após uma criteriosa análise, é feita a categorização.