Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Amabilíssimo foi divulgado no X Encontro Nacional de Peregrinos (Enap) em Aracaju, capital do Sergipe, entre os dias 19 e 23 de novembro, através da escritora Catarina Maria Rüdiger, que realizou palestra sobre o livro ‘Trajetória e Caminho de Santa Paulina’.
O tema principal do encontro nacional foi os ‘Caminhos do Brasil’, sendo que Nova Trento foi lembrada devido ao Santuário Santa Paulina e todo o complexo do bairro Vígolo.
Os 185 peregrinos presentes, de quase todos os estados brasileiros, receberam folders do Caminho Amabilíssimo e um exemplar do livro, que também foi doado ao Santuário, à Secretaria de Cultura e Turismo e ao Santuário Santa Dulce, em Sergipe, para contribuir com as obras de construção da igreja.
A divulgação motivou as pessoas a conhecerem o município e região. “Conquistamos muitos espaços e pessoas. Com certeza a Enap trouxe resultados positivos”, destaca Catarina.
Amabilíssimo
O Caminho Amabilíssimo é o trajeto percorrido por Santa Paulina, em 1899, para inaugurar a Igreja Matriz de Camboriú.
É um perfeito caminho ecológico, feito pela Zona Rural dos municípios de Camboriú, Tijucas, Canelinha e Nova Trento que conta com paisagens encantadoras em meio à Mata Atlântica. Ao todo são 60 quilômetros com hospedagens, pontos de apoio e descanso, atrativos históricos e bicas d’água potável. O trajeto é sinalizado com placas indicativas.