Na tarde de quarta-feira, 3, o vice-prefeito de São João Batista, Almir Peixer e o chefe de gabinete, Maxiliano de Oliveira, estiveram em Florianópolis, em reunião com o comandante geral da PM, Coronel Dionei Tonet, que integra o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial.
Na pauta: mais efetivos para cidade. Déi do Gás, como é mais conhecido, destacou que São João Batista está entre as três cidades que mais crescem em população nos últimos anos.
Conforme estimativa do IBGE, a cidade saiu de 26.260 habitantes (Censo 2010) para 38.583 moradores segundo estimativa do IBGE de 2020.
Nos últimos anos a cidade recebeu mais efetivos, chegando a 23, mas essa quantia ainda era insuficiente e logo diminuiu, pois já ocorreram aposentadorias e transferências para outros cidades.
Segundo informações da PM, o efetivo atual é de 18 policiais e o ideal para conseguir atender bem a cidade seria de 39, o que faz com que São João Batista figure entre as cinco piores cidades do estado em quantidade de efetivo policial.
Além disso, eles destacaram outro dado importante da Delegacia de Polícia Civil, que teve sete afastamentos nos últimos meses.
Deste número, seis foram transferidos e um afastado por motivo médico, contando apenas com um investigador.
“A prioridade da gestão é trabalhar para que a cidade continue oferecendo qualidade de vida para todos”, relatou o vice-prefeito.
Déi ainda lembrou e agradeceu todos os esforços da Secretaria de Segurança Pública nos últimos anos na tentativa de ajustar a desproporcionalidade de efetivos com relação a outros municípios com população semelhante.