O prefeito Tiago Dalsasso recebeu nesta semana o comandante da Polícia Militar de Nova Trento, sargento Vicente Fagundes, que apresentou os equipamentos de atendimento pré-hospitalar (APH) táticos adquiridos por meio do convênio com a Prefeitura de Nova Trento.
De acordo com o sargento, a PM investiu R$ 4.327,40 nos equipamentos profissionais, sendo dois kits de APH, duas mantas aluminizadas, utilizadas em casos de choque e hipotermia, quatro selos de tórax, sete torniquetes com porta torniquetes para colete modular e duas tesouras próprias para cortar tecido.
“Estas aquisições melhoram a qualidade dos serviços prestados à comunidade e também oferecem boas condições de trabalho aos policiais militares”, ressaltou o prefeito.
A aquisição foi realizada por meio do convênio de radiopatrulha que a Prefeitura firmou com a Polícia Militar, onde é repassado um valor mensal ao órgão.
“A finalidade do convênio é a compra de equipamentos para a melhorar o policiamento no município. Isso reflete em uma maior segurança para os policiais e moradores da cidade no atendimento”, explicou Fagundes.
Materiais adquiridos
Segundo o comandante, alguns dos itens adquiridos são importados e devem ser utilizados em situações de confrontos e no caso de pessoas feridas gravemente. Conheça:
- Torniquetes táticos – para contenção de hemorragias, que pode ser usado nos braços e pernas;
- Gazes esterilizadas com agente hemostático – usada para controle de sangramento, com agente que ajuda a diminuir hemorragias;
- Bandagem israelense – também conhecida como bandagem de emergência, é usada para tratar sangramentos.
- Selo de tórax – é um curativo oclusivo desenvolvido para vedar feridas abertas no peito, com hidrogel para aderir a pele exposta a sangue, suor, areia e água.
Investimentos em 2021
O comandante da PM de Nova Trento também informou que aproximadamente R$ 25 mil foram investidos em equipamentos para melhorar as condições de trabalho e no policiamento do município no ano de 2021.
“Entre outros assuntos, foram tratados sobre a construção do novo quartel para a Polícia Militar, aquisição de novas viaturas e busca por mais policiais para compor o efetivo do destacamento”, comentou Fagundes.