A partir desta quinta-feira, 25, as consultas médicas na UBS Centro, em São João Batista, passam a ser destinadas praticamente de forma exclusiva a pacientes com sintomas respiratórios de todos os bairros.
A mudança foi determinada pela Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, por meio da Instrução Normativa n° 02/2020, devido ao significativo aumento de demanda verificado nos últimos dias.
Com o novo fluxo de atendimento médico estabelecido, moradores do Centro com queixas relacionadas a outros problemas de saúde deverão se dirigir às unidades de saúde dos bairros, dentro do programa Acolher Você.
A única exceção são as consultas agendadas via programa Saúde do Trabalhador, das 19h às 21h, que permanecem na UBS Centro.
“Com estas mudanças, pretendemos continuar assegurando atendimento adequado a todos os cidadãos, além de reduzir as probabilidades de contágio da doença. No entanto, para que isso seja possível, a comunidade precisa colaborar e tomar as atitudes adequadas de prevenção. Caso contrário, se houver uma explosão no número de casos, poderemos enfrentar grandes dificuldades”, avalia a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
Somente na segunda-feira, 22, mais de 50 pacientes com sintomas respiratórios foram atendidos no Centro de Triagem da UBS Centro, sendo que a média era de oito acolhimentos por dia.
Duas salas de testagem para Covid-19 serão montadas, sendo uma em cada lateral da unidade. O horário de atendimento na estrutura é de segunda a sexta, das 7h às 20h30.