A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, divulga o projeto realizado pela nutricionista da Academia da Saúde de Nova Trento, Juliamar Stuani, com a estagiária de nutrição, Júlia Durkop Facchini para conscientização sobre os riscos para a saúde do consumo de alimentos ricos em açúcar refinado, gordura não saudável e sódio.
Está sendo realizada uma exposição até o dia 14 de junho que identifica a quantidade de açúcar, gordura e sal escondidos em alimentos ultraprocessados, com o intuito de mostrar aos pacientes o quão perigoso pode ser quando consumidos em excesso.
“Os alimentos ultraprocessados são produtos pobres em micronutrientes como vitaminas, fibras e minerais, normalmente são repletos de açúcares, gorduras e sódio, por isso que seu uso deve ser evitado no dia a dia”, destacou a nutricionista.
Segundo ela, esses alimentos são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, colesterol, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.
“A dica para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças crônicas é: priorizar refeições feitas em casa, evitar bebidas industrializadas, evitar refeições prontas, consumir frutas e legumes todos os dias, priorizar alimentos in natura, ou seja, na sua forma mais natural”, completou Juliamar.