Assim como os demais municípios do Vale do Rio Tijucas, Major Gercino também assinou o protocolo de intenções para aquisição de cinco mil doses da vacina contra o Covid-19, a Sputnik V, que é desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia. Essa vacina atingiu 91,6% de eficácia contra o vírus.
Na terça-feira, 9, o prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL), assinou o protocolo de intenções, em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), juntamente com o secretário de Saúde, Marcos Marcelino.
A Prefeitura Municipal de Major Gercino tem o entendimento de que as vacinas devem ser distribuídas pelo Ministério da Saúde.
“Porém, diante do comunicado de atraso para o envio de mais vacinas pelo Governo Federal, e diminuição do quantitativo de doses, precisamos nesse momento apoiar a iniciativa para que estados e municípios possam garantir a imunização da população”, destaca o prefeito.
O valor de cada dose é U$ 9,75 dólares, em média de R$ 56,64, totalizando uma média de R$ 283 mil que o município tem a intenção de investir nas compras das doses.
“Com essa quantidade o município poderá vacinar cerca de 2,5 mil pessoas, tendo em vista que são duas doses. Por isso, a quantidade de cinco mil doses seria suficiente para garantir essa imunizações”, informa o secretário de Saúde.
Positivo
A vice-prefeita de Major Gercino, Viviane Booz Ferreira (MDB), testou positivo para Covid-19. Ela já saiu do período de quarentena e acompanha a situação do pai que está internado com o mesmo vírus.