A Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro estará aberta no sábado, 5, das 8h às 15h, para vacinação contra a Covid-19. Serão disponibilizadas primeiras doses (incluindo doses infantis), segundas doses e doses de reforço.
A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso ao imunizante para quem tem dificuldades de se deslocar aos locais de vacinação nos horários regulares de atendimento. Conforme destaca a Secretaria Municipal de Saúde, completar o ciclo de imunização é a maneira mais eficaz para diminuir o número de contágios e de casos graves da doença.
Confira detalhes:
Vacinação infantil (para crianças de 5 a 11 anos)
Para receber a vacina, é necessário levar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Ou, em caso de ausência, deverá ser apresentado Termo de Assentimento assinado por um responsável legal.
Conforme orientações da Secretaria de Estado da Saúde, a vacina que será aplicada é a do laboratório Pfizer, com 0,2ml por dose (correspondente a um terço da soma das duas doses destinadas a pessoas com 12 anos ou mais).
Outra recomendação, adotada pelo Estado por precaução, é que a vacina contra a Covid-19 não seja aplicada ao mesmo tempo que outras vacinas de rotina do calendário infantil, sendo necessário aguardar um intervalo mínimo de 15 dias entre elas.
Vacinação adulta (para pessoas com 12 anos ou mais)
Quem ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante, tem uma oportunidade neste sábado (05/03). Para receber a primeira dose, é necessário apenas apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação (se tiver). Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Ou, em caso de ausência, deverá ser apresentado Termo de Assentimento assinado por um responsável legal.
Também serão oferecidas segundas doses, sendo necessário observar o intervalo mínimo em relação à primeira dose, que variam conforme a fabricante. São eles: 28 dias para Coronavac, oito semanas para Pfizer e dez semanas para AstraZeneca.
Serão disponibilizadas, ainda, doses de reforço para pessoas com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com duas doses (Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca) há mais de quatro meses. No caso da Janssen, cujo esquema vacinal regular é composto por uma única dose, a dose de reforço pode ser tomada após dois meses.
Tanto para as segundas doses como para as doses de reforço, é necessário levar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.
Outros horários de atendimento
Além do funcionamento em horário alternativo no sábado (05/03), a vacinação contra a Covid-19 é disponibilizada regularmente em três unidades de saúde de São João Batista. Confira:
– UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411): segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 16h45, e terças e quintas-feiras, das 7h30 às 19h.
– UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 11h30 às 16h.
– UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – bairro Ribanceira do Sul): de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.