A administração municipal de São João Batista, por meio da secretaria de Saúde, informou, no fim da tarde desta terça-feira, 19, que um homem com 54 anos testou positivo para Covid-19. É o primeiro registro oficial da doença no município.
O resultado foi confirmado na tarde desta terça pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).
Após acolhimento e internação no Hospital Monsenhor José Locks, o paciente foi transferido para o Hospital Florianópolis, que é a instituição de referência para o tratamento de coronavírus na região.
Conforme informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica do município, não há indicativos de que a transmissão tenha sido comunitária.
A hipótese mais provável é que o paciente, que é caminhoneiro, tenha contraído o vírus durante recente viagem ao estado do Pará, com passagem em São Paulo.
As pessoas que tiveram contato próximo ao homem foram orientadas a se manterem em isolamento social e a procurarem atendimento médico caso sintam algum sintoma, sendo monitoradas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica.
“Mais cedo ou mais tarde teríamos um teste positivo na cidade. Não é motivo para pânico, em especial por se tratar de um caso “importado”. Por outro lado, serve de alerta para todos. O processo de interiorização da doença segue acelerado em todo o país e é essencial que cada um faça a sua parte para evitarmos a propagação da doença”, comenta o prefeito Daniel Netto Cândido.
Já a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo, destaca que uma série de medidas foram implementadas para conter o avanço da Covid-19 e organizar São João Batista para um eventual enfrentamento à pandemia.
Tanto é que a cidade foi a penúltima de Santa Catarina entre aquelas com mais de 35 mil habitantes a ter registros oficiais da doença.
Ela ressalta, no entanto, que é fundamental a ajuda da população para evitar o surgimento de surtos no município.
Cenário atual na cidade
Óbitos: nenhum
Casos confirmados: 1
Casos em análise: 1
Casos descartados: 68
Casos em monitoramento: 39
Casos atendidos: 306