A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou, na manhã desta sexta-feira (23), boletim atualizado da dengue. O relatório aponta que, neste ano, até o momento, 50 casos da doença já foram confirmados na cidade, sendo 35 deles no bairro Timbezinho, seis no Centro, quatro no Jardim São Paulo, três no Carmelo, um no Cardoso e um no Rio do Braço. Outras nove pessoas estão no aguardo de resultados de exames. O número de focos positivos registrados no município em 2024 está em 89.
Conforme destaca a SMS, devido ao grande número de casos, a rede para averiguação de focos foi temporariamente desativada, com o trabalho dos agentes de combate a endemias estando concentrado na aplicação de inseticidas, na avaliação das áreas vizinhas aos locais onde houve notificação de casos e em visitas a pontos estratégicos.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que, caso alguém sinta sintomas suspeitos para doença, procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde ou, então, junto ao Hospital Monsenhor José Locks. Também é solicitada a colaboração da população para eliminar potenciais criadouros do mosquito. Saiba mais sobre a doença no site https://dive.sc.gov.br/index.php/dengue.