A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista alerta a comunidade sobre a importância de tomar a segunda dose de vacina contra a Covid-19. Conforme destaca a pasta, completar o ciclo de imunização é a maneira mais eficaz para diminuir o número de contágios e de casos graves da doença.
“É muito importante que a população que já foi vacinada com a primeira dose preste atenção e, dentro do prazo recomendado, receba também a segunda dose do imunobiológico. A proteção somente será completa com as duas aplicações”, reforça a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Paulista.
O intervalo para tomar a segunda dose varia de acordo com cada fabricante. No caso da AstraZeneca, é de 10 a 12 semanas. E, no da Coronavac, de 28 dias. Já a Pfizer tem um intervalo recomendado de 12 semanas, enquanto a Janssen requer uma única dose. Para facilitar, a data de retorno também é informada no Cartão de Vacinação quando é aplicada a primeira dose.
A aplicação das segundas doses é disponibilizada no Centro Municipal de Convivência do Idoso (Rua do Sesc, s/n°). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e, nas terças e quintas-feiras, das 17h às 19h30. De forma alternativa, também será realizada vacinação neste sábado (21), das 7h30 às 15h.