A administração municipal de São João Batista inaugurou na tarde de quinta-feira, 21, o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município, e que vai atender, além de São João, os municípios de Major Gercino e Nova Trento. Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a unidade situa-se na rua Augusto Paulo Durkopp, nº 60 (em frente à Rede Feminina de Combate ao Câncer) e terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os atendimentos iniciam já na segunda-feira, 25.
“É mais uma necessidade antiga de nosso município que vamos conseguir atender. Um avanço importante na área de saúde mental, que vai possibilitar um atendimento especializado a quem precisa“, destaca o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.
De modalidade tipo I e abrangência microrregional, o Caps atuará no tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.
A equipe será composta por médico psiquiatra, médico clínico com formação em saúde mental, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e assistente administrativo. Também serão ofertadas especialidades relacionadas a Práticas Integrativas e Complementares, de acordo com o perfil dos pacientes.
“Hoje temos em São João Batista mais de 2,7 mil pacientes atendidos pela rede municipal em saúde mental. Com a inauguração do Caps, vamos passar a ter uma referência para encaminhamento pelas unidades básicas e também para atendimentos de urgência na área. Além disso, a unidade promoverá ações preventivas, tendo em vista o aumento da procura de pessoas com queixas relacionadas à depressão, ansiedade e outros transtornos”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.