A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista orienta a população a intensificar as ações de prevenção contra a dengue durante as estações quentes do ano. A elevação das temperaturas e o aumento das chuvas favorecem o ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
“Nos últimos anos, os números de focos e de casos de dengue subiram gradualmente a partir desta época do ano. Por isso, é essencial redobrarmos os cuidados desde já para evitar que a situação volte a ficar crítica ao longo dos próximos meses. A ajuda da população é fundamental, já que a maioria dos criadouros está dentro dos ambientes domiciliares”, afirma a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.
Conforme ela destaca, apesar de nenhum caso ter sido notificado desde o dia 10 de setembro, o Município já registrou, em 2024, 859 casos prováveis e três óbitos decorrentes de complicações da doença. Karla esclarece, ainda, que o cenário vem sendo monitorado de perto pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e que ações contínuas de combate ao mosquito seguem sendo realizadas pelas equipes responsáveis.
As principais orientações para a população são evitar água parada em recipientes como vasos de planta, pneus, tonéis, piscinas, garrafas e vasilhames, além de limpar periodicamente locais como lixeiras, ralos e outros objetos que possam acumular água.
Em caso de sintomas suspeitos para doença, como febre alta de início repentino, dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos, a recomendação é que o paciente procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde ou, então, junto ao Hospital Monsenhor José Locks.