O município de São João Batista intensificará as ações de combate à endemia da dengue. Uma série de medidas serão implementadas ao longo das próximas semanas para fortalecer os trabalhos de vigilância e de conscientização contra a doença. As estratégias foram alinhavadas durante reunião intersetorial realizada na segunda-feira, 25, na Prefeitura Municipal.
“Santa Catarina vive atualmente uma situação complicada em relação à dengue. Praticamente todas as regiões estão infestadas e muitas pessoas estão adoecendo. Aqui em São João Batista, somente na última semana, tivemos quatro casos, além de já termos contabilizado 106 focos no ano. Com isso, se torna urgente a mobilização de todos para evitar que a situação se agrave ainda mais”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
Conforme ela destaca, durante o mês de maio, será realizada uma campanha em São João Batista para reforçar as medidas mitigatórias contra a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria de Educação, o Sisam, a Fumab e entidades da sociedade civil, colocará em prática diversas estratégias para tentar frear o avanço exponencial da doença na cidade.
De acordo com o definido na reunião de segunda-feira, 25, uma das medidas será a intensificação na fiscalização de terrenos baldios sujos, inclusive com a aplicação de multas para os proprietários que não tomarem providências. Também serão realizadas ações educativas junto às escolas, aplicação de inseticidas em áreas de infestação e fortalecido o trabalho de vigilância.