Sob a supervisão de médicos e professores renomados em suas áreas de atuação, os novos estudantes do Programa de Residência Médica do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) iniciaram na última semana, a primeira etapa de uma fase de dois anos de especialização. A partir de agora, Daniel Duarte Ferreira, Ludmila Kandratavicius e Priscila Castellem Strebe atuarão em diferentes áreas do Hospital Azambuja e diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, como Policlínica e Unidades Básicas de Saúde.
O supervisor do Programa, professor Antônio de Pádua Santos Lanna, lembra que a Residência em Clínica Médica é uma pós-graduação caracterizada por treinamento em serviço, em conformidade com as áreas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e a legislação vigente, objetivando o aperfeiçoamento da formação médica e melhoria no atendimento à população.
“Esses alunos auxiliam bastante no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde. Hoje, sem os médicos residentes no Azambuja, estaríamos passando por grandes dificuldades de atendimento a todos os pacientes, principalmente, aos de Covid-19, visto que grande parte deles são atendidos pelos médicos residentes em várias instâncias, como enfermaria, pronto socorro e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, enfatiza Lana.
Por meio da parceria firmada entre a Unifebe, Hospital Azambuja e Secretaria Municipal de Saúde, os residentes farão estágios em subespecialidades, como cardiologia, pneumologia, nefrologia, infectologia e hepatites virais, gastroenterologia e saúde mental. Além de pronto atendimento e UTI.
Esta é a 4ª turma da Residência em Clínica Médica da Unifebe, que teve início em março de 2018, no Hospital Azambuja. O lançamento foi realizado em agosto de 2016, com a posse da Comissão de Residência Médica – Coreme, coordenada pelo médico doutor Charles Machado.
“Em fevereiro de 2020 certificamos nossos primeiros concluintes e agora avançamos na formação de mais três médicos. A Residência Médica em Brusque é um programa consolidado, que dia após dia comprova seu impacto para a melhoria da saúde de Brusque e região”, destaca a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz.
Para formar a 4ª turma do Programa de Residência Médica, a Unifebe realizou um processo seletivo. Dos 25 inscritos para a especialização, três foram aprovados.