A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou uma portaria na segunda-feira, 22, determinando a suspensão de todos os procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade realizados nas clínicas e hospitais privados em todo o território catarinense.
A portaria 328, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e publicada no Diário Oficial do Estado suspende os procedimentos até o dia 31 de março de 2021.
Em hospitais públicos e administrados por Organizações Sociais eles já haviam sido suspensos anteriormente.
A medida é uma forma de possibilitar maior oferta de leitos para o combate à pandemia de Covid-19 diante do cenário de transmissão acelerada da doença e do aumento do número de confirmados e internações hospitalares.
Além das dificuldades informadas pelos fornecedores em cumprir com os quantitativos e prazos de entrega de medicamentos como sedativos, anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares aos serviços de saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a suspensão se refere a todos os procedimentos cirúrgicos realizados sob anestesia geral ou que demandem uso de sedativos e anestésicos intravenosos no transoperatório ou que impliquem em reserva de leito de UTI.
A realização de procedimentos cirúrgicos de urgência ou “tempo sensíveis” permanecem autorizados.