A equipe do Hospital Monsenhor José Locks, em São João Batista, comemorou nesta semana, a recuperação da primeira paciente que venceu a Covid-19 e teve alta da UTI.
Maria Aparecida Alexandre Pereira, 54 anos, moradora do bairro Cardoso, ficou três dias internada em um dos dez leitos da UTI, após complicações causadas pela doença.
Cida, como é mais conhecida, conta que adquiriu a doença do cunhado e os primeiros sintomas foram um incômodo na garganta, ficar fraca, com enjoo e muita tontura. “Fui no posto de saúde, peguei os remédios e voltei para casa. Mas estava bem ruim, quase não conseguia ficar de pé. Não tinha falta de ar, mas tinha muito desconforto”, conta.
Ela então conversou com as duas filhas e o marido, contou que não estava bem, mas estava bastante resistente para ir ao hospital. “A gente vê tanta coisa ruim na televisão que fiquei com medo de ir e não voltar”, diz.
Mas, ao ver a situação se agravar, na terça-feira, 20, Cida procurou o hospital da cidade, onde foi atendida rapidamente, com saturação baixa. Ela foi colocada no soro e no oxigênio, onde permaneceu internada na clínica médica por quatro dias.
“Na sexta-feira, 23, a médica passou no quarto e disse que iria para a UTI. Foi um baque. Chorei muito e só pensava nas minhas filhas e meu marido”, lembra.
Cida diz que as pessoas logo imaginam que UTI é um “bicho de sete cabeças”, e por isso, também sentia grande medo de ir para um leito desse. “Mas, graças a Deus, não precisei ser intubada. Fui para lá mesmo por desencargo, porque estava com pulmão um pouco infeccionado, e lá o atendimento era melhor, mais constante, estavam sempre monitorando e acompanhando”.
No domingo, 25, a paciente apresentou melhora da saturação e, após avaliação médica em geral, voltou para a clínica médica. A alta hospitalar ocorreu na quarta-feira, 28.
“Não paro de agradecer aos profissionais da UTI. O hospital todo está de parabéns. É incrível o que eles fazem pela gente, acolhem como sendo alguém da família. Deus fez um milagre na minha vida, eu nasci de novo”, afirma Cida.