Em um ano, o município de Major Gercino saiu da lista dos piores índices de vacinação para crianças no estado, e se tornou um dos melhores. No ano de 2021, os números do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) do Ministério da Saúde apontavam que a cidade tinha apenas 8% do público alvo vacinado.
E foi com esse desafio, de melhorar a vacinação das crianças, que a secretária municipal de Saúde, Gabriela Abramovicz assumiu o cargo em janeiro de 2022. “Focamos na busca ativa nas escolas, nas ações e estratégias, seja na região central ou interior do município. Fomos a campo e melhoramos consideravelmente os números. Costumo dizer que saímos do zero e atingimos o cem”, diz sorrindo.
E os dados do Sisab surpreenderam toda equipe. De 8% em 2021, Major Gercino encerrou o ano de 2022 com um público alvo de 93%. “Decidimos realizar as campanhas de vacinações nos sábados durante todo o dia, com camas elásticas e guloseimas para as crianças. E isso foi fundamental para envolver as famílias e os pequenos. Deu muito certo. Só tenho a agradecer a todos os familiares e a nossa equipe da Secretaria de Saúde, que não mediu esforços para dar esse salto nos números das vacinações.
O que é o Sisab
É o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, que foi instituído no a no de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, substituindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab).
O Sisab integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família, que propõe o incremento da gestão da informação, a automação dos processos, a melhoria das condições de infraestrutura e a melhoria dos processos de trabalho.