Em nova ação de combate à dengue, a Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria de Saúde, passará a efetuar operações de bloqueio químico, com aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, em locais com maior incidência de focos e casos positivos.
O trabalho terá início pelo Loteamento Ramos, no bairro Timbezinho, entre as 17h e as 20h desta sexta-feira, 31. O trabalho das equipes será acompanhado de carro de som, reforçando o alerta e orientando a população.
“A orientação é que os moradores deixem portas e janelas abertas, afastem os móveis e as cortinas. Também é importante que cubram utensílios utilizados na alimentação, protejam os animais colocando-os na parte de trás das casas, além de cobrir com um lençol gaiola de pássaros e locais que tenham criadouros de abelhas”, destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.
Conforme ela explica, o produto é recomendado pelo Ministério da Saúde e a aplicação será efetuada em vias públicas, utilizando-se equipamento costal motorizado, conforme orientações da Coordenadoria Regional da Saúde. A medida tem como objetivo eliminar mosquitos adultos. Em caso de chuva ou vento, a operação será adiada.
“Pelo fato da aplicação a ultra baixo volume ter como alvo somente os insetos adultos que estiverem em voo no momento da pulverização do inseticida, é recomendado que as pessoas continuem eliminando os criadouros do mosquito, pois o inseticida não elimina as larvas”, complementa.