Uma doença, por qualquer que seja sua natureza, não passa pelo crivo da prevenção. Desde um resfriado até o mais grave: o câncer, a grande maioria delas é evitada tomando medidas que evitem sua piora ou seu contágio. Em se falando do câncer, os sinais que o antecipam são a primeira chave para evitar complicações maiores, e dentre todos os tipos o de mama é o que mais assusta.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre os anos de 2020 a 2022 o Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer (em cada ano do triênio). Dentre essas novas estimativas, o estudo aponta que, para cada ano (2020-2022), a principal incidência será de câncer de pele não melanoma, com 177 mil casos. Este será seguido de 66 mil casos de câncer de mama e próstata (cada), 41 mil de câncer de cólon e reto, 30 mil de pulmão e 21 mil de estômago.
Estes dados também são detalhados de acordo com a região e o estado, além de suas especificidades pra homens e para mulheres. Para o câncer de mama especificamente, estimam-se que serão 66.280 mil casos novos por ano. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama toma a primeira posição mais frequente em todas as regiões brasileiras (sem considerar os tumores de pele não melanoma), com um risco estimado de 81,06 por 100 mil na Região Sudeste; de 71,16 por 100 mil na Região Sul; de 45,24 por 100 mil na Região Centro-Oeste; de 44,29 por 100 mil na Região Nordeste; e de 21,34 por 100 mil na Região Norte.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Nesta onda da busca pela conscientização e prevenção foi que surgiu, nos anos 90, nos EUA, o movimento conhecido como “Outubro Rosa”. A campanha chegou oficialmente ao Brasil em 2002, com os monumentos mais famosos do país recebendo a iluminação rosada característica. Hoje, a campanha segue firme e conta com a parceria de diversas entidades, como as redes femininas de Combate ao Câncer e os hospitais.
Em São João Batista, o Hospital Monsenhor José Locks trabalha com ações pontuais que buscam lembrar que a prevenção é a melhor forma de atacar este problema de frente, de forma precoce e certa. O Hospital tem Pronto Socorro 24h com dois médicos clínicos atendendo; conta ainda com internação clínica e cirúrgica; realiza cirurgias geral, de urologia, ginecológica, ortopédica, oftalmológica, obstétrica e vasculares, além de contar com Laboratório 24h.
Também oportuniza a realização de exames de: Raio X, ultrassonografia, Doppler, espirometria, ecocardiograma, eletroencefalograma, colonoscopia, endoscopia, tomografia, ressonância, cintilografia, densitometria, Mapa, holter, Paaf, teste ergométrico, eletrocardiograma (ECG) e cardiotocografia (avalia a atividade fetal antes do nascimento.
Junto ao Hospital Monsenhor José Locks tem a Clínica do Povo que oferece consulta especializada em: ortopedia, urologia, ginecologista, pediatria, cardiologia, cirurgia geral, psiquiatria, endocrinologista, otorrinolaringologista, oftalmologista, vascular e cirurgia pediátrica. As consultas são agendadas através da Unidade Básica de Saúde. ]
A direção informa que tanto os exames como as consultas com especialistas precisam ser agendadas diretamente na Unidade Básica de Saúde.