Juliano César
E com o avanço da vacinação não somente no Vale do Rio Tijucas, mas em todo o Brasil, os hospitais da região já sentem a diminuição das internações devido a Covid-19, principalmente os casos mais graves e que necessitam da utilização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Nova Trento, a Secretaria Municipal de Saúde informou que zerou o número de pacientes internados em razão do novo coronavírus, nos quartos de internação e UTI. As informações foram divulgadas com base no boletim epidemiológico divulgado na noite de quarta-feira, 8.
Ainda assim, a Secretaria de Saúde de Nova Trento reforça também o pedido pela continuidade dos protocolos de cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde e aplicação das doses da vacina, para que a imunização se complete totalmente.
São João Batista
No Hospital Monsenhor José Locks de São João Batista, até o fim da tarde de quinta-feira, 10, a informação era de que havia apenas três pacientes internados com Covid-19, sendo dois em UTI.
Agora, o foco da Secretaria Municipal de Saúde e da própria direção do hospital é quanto à desativação dos leitos de UTIs. E uma data já foi definida: 30 de setembro. “ Com isso, voltaremos a ter aquele espaço para realizar outros procedimentos cirúrgicos que estavam parados devido a esses leitos”, informa a diretora Scheyla Vandresen Froese.
Neste momento, há apenas uma sala de cirurgia. Com a desativação das UTIs, voltará a ser três salas cirúrgicas, sala de recuperação pós-anestésica com oito leitos de recuperação.
Na noite de segunda-feira, 6, a diretora participou com a secretária de Saúde, Karin Cristine Geller Leopoldo, das explanações dobre o assunto, junto aos vereadores, no Poder Legislativo.