A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento e a direção do Hospital Imaculada Conceição emitiram uma nota de esclarecimento em relação ao paciente de 52 anos que evadiu-se do Hospital Imaculada Conceição.
Segundo a nota, o paciente foi encaminhado pelo Hospital de São João Batista na quarta-feira, 17, e adentrou no hospital às 18h. “Teve que aguardar cerca de 40 minutos pela falta de documentação necessária que é obrigação do hospital de origem. Informamos que, é de responsabilidade do hospital de São João Batista o envio completo da documentação do paciente, tais como: prescrição médica, histórico de atendimento do paciente e exames”.
Ainda, o esclarecimento diz que o “Hospital Imaculada Conceição de Nova Trento não pode medicar qualquer paciente sem informações sobre seu histórico. Prezamos pela ética da relação médico-paciente, o relacionamento médico entre si e a sociedade”.
A direção do hospital explica também que o paciente foi recebido e avaliado pelo médico que estava no horário de sua chegada. O mesmo ficou em área isolada por medida de segurança, tanto para a si, quanto para os atendentes, enfermeiros e técnicos que estavam no hospital. “Em nenhum momento ficou sem visitas dos enfermeiros, estava sendo acompanhado e monitorado pelos profissionais de saúde do HIC, seu caso no momento não era considerado grave, segundo enfermeira de plantão”, destaca a nota.
Conforme o hospital, o paciente em questão, por decisão própria e unilateral, evadiu-se desta unidade sem ter autorização ou alta médica. “Nós, do Hospital Imaculada Conceição, não temos poder de polícia para segurar o paciente dentro das nossas instalações. Pelo grau de importância da sua enfermidade jamais poderia ter se evadido do hospital. Esclarecemos que é de inteira responsabilidade do paciente a tomada de decisão de sair do ambiente em que estava”.
Por motivo da evasão do paciente e conforme portaria, o Hospital Imaculada Conceição, formalizou um Boletim de Ocorrência (BO), resguardando a instituição e a população neotrentina.
“O Hospital Imaculada Conceição de Nova Trento fica à disposição do referido paciente, de seus familiares e de quem venha a procurar nosso atendimento, sem qualquer discriminação ou represália pelo fato acontecido. Sentimos pelo ocorrido.
O Hospital Imaculada Conceição está de portas abertas para toda e qualquer pessoa que nos procure independentemente de onde mora ou reside, classe social, credo religioso, e afins. Atendemos com profissionalismo, qualidade e humanidade, somos referência para mais de 22 municípios em cirurgias eletivas e procedimentos de média complexidade”, afirma.
A unidade hospitalar reforça ainda a qualidade no atendimento prestado por meio de entrevista concedida a uma emissora de rádio, pelo empresário Osvaldo Montibeller, morador de São João Batista, onde relata o bom atendimento que obteve em nosso hospital.
“Não é este caso isolado que desqualificará o histórico de bom atendimento e serviços prestados a toda a população de nossa região”, conclui a nota.