Na tarde desta terça-feira, 19, São João Batista iniciou oficialmente a vacinação contra Covid-19.
Em um ato simbólico, na Unidade Básica de Saúde do Centro, a secretária de Saúde, juntamente com vice-prefeito Almir Peixer, e presidente da Câmara de Vereadores, Edésio Tomasi, discursaram sobre o momento histórico e tão aguardado por todos.
Para marcar o início da vacinação, a enfermeira Deleane Regina Cardoso, foi a primeira pessoa a ser vacinada no município.
Deleane é formada em enfermagem desde 2005, sendo que por 13 anos atuou no Hospital Monsenhor José Locks e há dois anos e meio está na UBS do Centro como coordenadora.
Para ela, o momento é de muita alegria e emoção. “Dá um alívio no coração. A sensação é surreal de tanto que estávamos esperando, pelo sacrifício que passamos no ano, é se sentir imunizada. Só tenho gratidão por isso”, diz.
A enfermeira ainda agradeceu a toda sua equipe, que se empenhou durante o último ano para que todas as pessoas do município pudessem ser atendidas. “Nós vencemos. Chegou a vacina”, comemora.
Neste primeiro momento, o município recebeu 175 doses. O plano de vacinação foi determinado pelo Ministério da Saúde, que organizou as etapas de vacinação.
Na primeira fase, serão os profissionais da saúde, idosos que moram em instituições de longa permanência, população indígena e idosos acima de 75 anos.
Na segunda-feira, 18, em uma reunião entre os Gestores Municipais e o Estado, foi pactuado entre os secretários que, dos profissionais de saúde teria vacina para um terço, sendo priorizado os profissionais da linha de frente da Covid-19.
“Em São João Batista serão os profissionais do Centro de Triagem no Posto Central e da emergência do Hospital, além dos pacientes do Lar Olindina Kammer”, explica a secretária Karin Leopoldo.
A distribuição de doses será, então, de 143 para os profissionais e 32 para os idosos do Lar.
Por conta dessa redução de doses, a secretária destaca que a própria equipe da Saúde é quem fará a vacinação nos locais de trabalho de cada profissional, não sendo ainda aberta a campanha para a população.
“Na primeira etapa nós que iremos vacinar os profissionais nos locais de trabalho, sejam nos postos, hospital, clínicas e farmácias. E mesmo a população acima de 75 anos, quando tiver liberada a vacina para eles, nós faremos uma logística para vacinar nos bairros, nas casas, como fizemos na campanha da gripe ano passado”, ressalta.
Por isso, a população idosa, neste momento, não precisa se preocupar em ir até as unidades de saúde, pois receberão as doses em casa.
Covid em números
Em São João Batista, durante a pandemia, foram atendidas 6.897 pessoas até nesta terça-feira, sendo que destes, foram confirmados 2.862 casos de Covid-19.
Até nesta terça-feira, 19, existem no município 223 casos ativos e 2.599 pacientes já estão recuperados.
Atualmente, já foram registradas 40 mortes pela doença no município, sendo que o primeiro caso ocorreu em 14 de junho de 2020.