A saúde como prioridade resultou no pleito da deputada estadual Ana Paula Silva, a Paulinha (PDT), para a renovação da frota de ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela protocolou no Parlamento uma proposição solicitando ao secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, a urgente renovação da frota de ambulâncias para o Samu.
Para ela, o Samu 192 é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência, que atende as mais diferentes e diversas ocorrências. “ O Samu atende desde problemas urgentes como cardio-respiratórios; intoxicação exógena e envenenamento, queimaduras graves a maus tratos, trabalhos de parto, enfim, até tentativa de suicídio”, comenta a parlamentar.
E vai além ao comentar o informativo constante no sítio da Biblioteca Virtual em Saúde que destaca que com o Samu, as internações e mortes por afogamento, queda, acidente de trânsito e outras emergências clínicas, como infartos, derrames e até mesmo partos, diminuíram de maneira significativa nas cidades atendidas pelo serviço.
A deputada comenta que visto que a demanda do uso de ambulâncias esta crescendo frequentemente, ainda por conta também da pandemia, se faz necessária à renovação desta nova frota, a fim de garantir a assistência à saúde.
Doação de sangue
Engajada na corrente do bem e com a retomada das cirurgias eletivas pelo Estado de Santa Catarina, a deputada Paulinha resgatou o seu antigo hábito de doar sangue no Hemosc.
Durante a semana, ela chamou a atenção da população catarinense para a importância dessa prática, que durante a pandemia deu uma retraída.
Para ela, a melhor forma de homenagear a todos aqueles que partiram é contribuindo efetivamente para salvar vidas. “ É por isso que estamos nos unindo nessa grande corrente do bem, doando sangue para que as cirurgias eletivas possam ter seu cronograma mantido. Por conta da Covid, durante meses não foi possível realizar esses procedimentos, e milhares de pessoas têm sofrido com dores permanentes”, disse.