O secretário municipal de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, foi a Florianópolis na manhã desta terça-feira, 19, para retirar as primeiras doses da vacina CoronaVac que chegaram ao Estado.
Para Tijucas, assim como outros municípios da região, a quantidade recebida foi menor do que aquela que havia sido divulgada na segunda-feira, 18, pelo Estado.
Das 1364 doses previstas, apenas 510 estão sendo destinadas ao nosso município neste primeiro lote.
Estas primeiras doses estão vindo para Tijucas e a vacinação começará a ser feita na quinta-feira, 21, logo após o feriado municipal de São Sebastião, celebrado nesta quarta-feira, 20.
Nesta primeira fase, a campanha não será aberta ao público em geral. De acordo com os Planos Nacional e Estadual de Vacinação, a campanha ocorrerá em quatro etapas, sendo a primeira voltada exclusivamente aos profissionais de saúde, população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e ainda, a população indígena.
Como Tijucas não tem população indígena em seu território, o número de doses acaba sendo menor do que outras cidades que contam com esta população.
Saiba mais sobre as fases de vacinação
A vacinação vai obedecer aos critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses pelo Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde.
Cada etapa respeita as normas já estabelecidas pela equipe técnica, priorizando grupos e considerando informações epidemiológicas, comorbidades e dados populacionais.
O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, explica a restrição deste primeiro público-alvo.
“Neste primeiro momento é importante destacar que a vacinação é emergencial e restrita, ou seja, a autorização da Anvisa não vale para a população em geral, por enquanto. A quantidade de doses que vamos receber equivale apenas à primeira fase da vacina e está de acordo com um levantamento prévio feito pelos municípios de acordo com cada etapa”, explica o secretário.
O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha alerta para a manutenção dos cuidados preventivos. “É preciso reforçar as orientações dos profissionais da saúde para a manutenção das atitudes de prevenção à Covid-19, afinal, a chegada da vacina não significa o fim da pandemia e ainda precisamos manter os cuidados básicos como, uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento social”, explica.