A Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha, juntamente com o setor da Atenção Básica, convida todas as pessoas que possuem o interesse em parar de fumar, para que procurem a Unidade Básica de Saúde Central e, desta forma, realizem a inscrição nos Grupos de Tabagismo.
Além disso, a secretária de Saúde, Vanilda Rebello, alerta que o tabaco mata seis milhões de pessoas em todo o mundo, das chamadas doenças que poderiam ser evitadas. “Como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, osteoporose, catarata e outras doenças relacionadas ao tabagismo”, informa ela. Além de ser prejudicial para os familiares, o cigarro também é considerado uma doença epidêmica e a dependência causa transtorno psicoemocional e alterações comportamentais.
“Muitas pessoas possuem a saúde em uma situação de vulnerabilidade, outros possuem o cigarro como um método para relaxar, esquecer os problemas e depositam ali uma necessidade tão grande que aos poucos esse vício se converte em malefícios muitas vezes irreversíveis”, destaca.
O objetivo da ação é motivar os usuários tabagistas a deixarem de fumar, reduzindo a prevalência de fumantes e os índices de doenças e mortalidade relacionados ao uso dos derivados do tabaco.
O Grupo de Tabagismo conta com equipe multiprofissionais de apoio para os fumantes e um horário diferenciado a noite para as pessoas que gostariam de participar e trabalham durante o dia.
Para mais informações sobre horários, entre e contato com a agente comunitária do seu bairro ou procure a unidade básica central sua para esclarecimentos e inscrições.