A Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso de dengue no município, sendo este importado de Tijucas. A partir desta quarta-feira, 6, haverá a publicação do Boletim Epidemiológico da dengue, além do boletim atualizado do coronavírus.
Em Canelinha há seis casos notificados, sendo um caso confirmado, um suspeito e quatro descartados.
Devido ao primeiro caso confirmado, pede-se a contribuição da população para ações simples como não deixar água parada, colocar areia nos pratinhos de plantas, manter as lixeiras tampadas, guardar garrafas com o gargalo para baixo, tampar as caixas d’água, deixar os depósitos para guardar água sempre tampados, evitar acumular entulhos e principalmente, manter os terrenos limpos.
Em Canelinha, o programa contra a dengue atua há anos, onde há 29 armadilhas em pontos estratégicos. Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde busca alternativas para conter o mosquito Aedes Aegypti, inclusive solicita o aumento de armadilhas através da Regional da Saúde da Grande Florianópolis.
Segundo a secretária de Saúde, Vera Lúcia de Jesus, na próxima semana serão distribuídos panfletos com orientações para a população, além de orientações para as agentes de saúde e agentes de combate a endemias.
Também se ressalta que as denúncias de água parada como piscinas e terrenos, podem ser realizadas nos setores de combate a endemias e Vigilância Sanitária, que funcionam na Unidade de Saúde Dr. José Domingos Dalsasso, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h, e pelos telefones (48) 3264-0161 e (48) 3264-1278.