A Campanha de Vacinação contra a Gripe em São João Batista teve início na segunda-feira, 12, e segue até o dia 9 de julho.
A vacina, que é aplicada em dose única, já está disponível, dentro da primeira etapa, para quatro grupos prioritários.
São eles: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas e povos indígenas.
As vacinas são oferecidas, de segunda a sexta-feira, em três Unidades Básicas de Saúde: Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte (situada no bairro Ribanceira do Sul).
O Dia D da campanha está marcado para 24 de abril (sábado), com atendimento das 8h às 17h. Para receber a vacina, é necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação (se tiver), além de obediência aos regramentos sanitários contra a Covid-19.
“A vacina contra a gripe é considerada uma das medidas mais eficazes para se proteger das formas graves do vírus da Influenza (H1N1, H2N3 e Influenza B). Mesmo quem participou de campanhas anteriores, deve se imunizar novamente, já que a vacina contra a gripe é atualizada anualmente”, esclarece a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
Conforme ela destaca, a imunização contra a gripe ocorrerá de forma simultânea à da Covid-19, que ficará concentrada no Centro Municipal de Convivência do Idoso.
A orientação é que as pessoas dos grupos prioritários que foram vacinadas contra o coronavírus respeitem um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra a gripe.
Etapas da vacinação contra a gripe
– Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; e trabalhadores da saúde (prevista para iniciar nas próximas semanas, assim que mais doses forem recebidas);
– Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos ou mais; e professores das escolas públicas e privadas;
– Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Locais de vacinação
– UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, nº 411): atendimento de segunda a sexta-feira, das das 8h às 12h e das 13h às 17h
– UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano): atendimento de segunda a sexta-feira, das das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30
– UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi, Ribanceira do Sul): atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h