O prefeito Tiago Dalsasso sancionou na quinta-feira, 11, a Lei Municipal n. 2.788/2021, originária de projeto de lei de autoria do vereador Genésio Luiz Piazza, aprovado por unanimidade, que institui a Rota Turística Caminhos de Santa Paulina.
A lei tem como objetivo regulamentar no âmbito municipal, a Lei Estadual nº 17.589, de 30 de outubro de 2018, que Institui a Rota Turística Caminhos de Santa Paulina no Estado de Santa Catarina.
Além de promover e divulgar o caminho fomentando o turismo, tem o objetivo de conservar a cultura italiana e as tradições religiosas.
A rota, que abrange os municípios de Nova Trento, Canelinha, Tijucas e Camboriú, é chamada de Amabilíssimo.
Um dos caminhos mais lindos do Brasil e conta com o fato da Santa Paulina ter caminhado por ele, em romaria, para festejos religiosos em Camboriú em 05 de maio de 1899.
Tal roteiro, nominado a “Compostela Brasileira”, em referência ao Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi oficialmente inaugurado em 5 de maio de 2017.
Além do cunho religioso, o caminho é ecológico, rural, místico, gastronômico, de observação e muita experiência.
Com aproximadamente 60 km de trilhas exclusivamente pelo interior de uma exuberante mata atlântica, perfeito para peregrinação, caminhada, cavalgada e passeio de bicicleta ou moto.
A chegada no santuário em Nova Trento é um presente para a alma, onde o peregrino recebe a Carta Amabilíssima, como um diploma por ter realizado o caminho.