Por cinco votos a dois, a Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino autorizou a Prefeitura Municipal, a buscar um novo empréstimo de até R$ 3 milhões, junto a Caixa Econômica Federal, na modalidade de Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A votação realizou-se na noite de segunda-feira, 31, durante sessão extraordinária.
Foram favoráveis, Antônio César Formento, o Cézinha (MDB), Hilberto Arnoldo, o Beto (MDB), Esmael Deluvino (UB), Áurea Maria Otto Liceski (UB) e Edson Rubik (UB). Foram contrários, Rodrigo dos Santos (PP) e Jade José David, o Tichico (Pod). Viviane da Silva Batisti estava ausente da sessão, e o presidente Augustinho Orlandi (UB) só votaria em caso de empate, fato que não ocorreu.
O futuro empréstimo deverá ter os recursos viabilizados para obras de infraestrutura ao bairro Itereré. O objetivo da atual administração é que se o município tenha uma via alternativa ao Centro, principalmente após a inauguração do asfalto da SC – 108, trecho Angelina a Major Gercino.
Debate
A vereadora Áurea disse que tem a certeza que trata-se de um ótimo projeto para o município.
Edson disse que a Caixa Econômica Federal necessita de um aval para a possibilidade do empréstimo. “Vejo que não estará comprometendo a capacidade financeira do município. E que esses recursos são importantes”.
Já o vereador Rodrigo cobrou informações sobre o projeto. “As pessoas me cobram na rua sobre essa situação. E eu fico triste com tudo isso, com a falta de coerência, além da falta harmonia entre os poderes”, disse.
O presidente Augustinho disse que o projeto foi colocado em votação em uma sessão extraordinária, para dar celeridade ao empréstimo junto a Caixa.