Juliano César
Em uma sessão tranquila, os vereadores de Major Gercino aprovaram o Projeto de Lei 23/2025, que altera a Lei Municipal n. 1.379, de 25 de março de 2025. E, pela primeira vez na atual legislatura, a presidente Viviane da Silva Batisti (PL), teve que votar para desempatar, o chamado voto de minerva.
Isso porque, a bancada oposicionista foi contrária: Edson Rubik (União), Gilberto Pedro Kammers (União), Jaci Taulentino Marcelino (União) e Eliomar Batisti, o Lio (MDB). E a base de situação foi favorável: Marco Antônio Martins, o Marquinhos (PP), Márcio Werlich (PP), Carlos Roberto Amorim, o Mano (PL) e Diogo Ventura de castro (PL).
Em março, a Câmara aprovou por unanimidade o então projeto do Executivo, ao qual reajustou as diárias de até 12 horas e acima de 12 horas. Na época, o prefeito Rodrigo dos Santos (PP), disse que há tempos que a diárias não eram reajustadas.
Mas, nos meses que se sucedeu, o Executivo entendeu que, para um melhor controle das contas públicas, para se receber uma diária cheia, é preciso que haja pernoite.
Evento do Mel
O XII Encontro Regional de Apicultores e Meliponicultores da Grande Florianópolis, que se realizou em Major Gercino, também foi tema abordado pelos vereadores, que elogiaram a importância do evento para a agricultura local.
Reciclagem
As estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Manoel Vicente Gomes, Heloisa Griga e Isadora Amorim, usaram a tribuna para debater o projeto escolar ‘Separar para transformar: Educação Ambiental e Políticas Públicas para implantação da coleta seletiva em Major Gercino”, desenvolvido em conjunto com a professora Andrelize da Silva. Elas destacaram a importância da separação do lixo para a cidade e explanaram sobre o tema.