Na próxima segunda-feira, 12, os vereadores de São João Batista deverão votar, em primeira votação e discussão, o projeto de lei do Executivo, que visa autorizar o município a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil.
A intenção do município é pegar um empréstimo de até R$ 12,8 milhões do Programa Operações Estruturadas para Estados, Distrito Federal e Municípios.
O valor será destinado a investimentos nas áreas da infraestrutura, educação e assistência social.
Conforme justificativa, o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, destaca que o objetivo é a obtenção de recursos para implementação de políticas públicas para pavimentação de ruas, regularização fundiária e programas sociais para a garantia de lares às famílias batistenses.
“O objeto pretendido já foi discutido em reunião com os vereadores para que não somente autorizem a obtenção dos recursos, como também auxiliem na fiscalização e aplicações dos valores, para que os mesmos alcancem o principal objetivo, que é a melhora na qualidade de vida da população batistense”, destaca.
Dia Municipal dos Desbravadores
O presidente do Legislativo, vereador Edésio Pedrinho Tomasi, apresentou um projeto de lei, que entrou para leitura na sessão de segunda-feira, 5, que institui o Dia Municipal dos Desbravadores, em São João Batista.
Ele lembra que os desbravadores são um grupo de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, conhecidos nacionalmente e internacionalmente, fundado em 195, e reúne jovens entre 10 a 15 anos.
“Os desbravadores desempenham importante papel voluntário no município, voltado à educação cultural, social e religiosa, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento interpessoal”, justifica.
Por todo trabalho que realizam anualmente, o presidente apresenta o projeto para instituir que a data seja comemorada sempre no segundo sábado de setembro, e passe a constar no calendário oficial do município.
Dinheiro da Fube para Infraestrutura
O município deverá destinar em torno de R$ 600 mil da manutenção da Fundação Batistense de Esportes (Fube) para a Secretaria de Infraestrutura.
A intenção é utilizar o valor para construções de pontes e cabeceiras nas localidades de Arataca, Canudos, Lua e Fernandes.
Conforme justificativa, devido à pandemia, os eventos esportivos estão paralisados, o que reduziu as despesas da fundação, sendo possível a abertura do crédito adicional suplementar.
O projeto de lei deve ser votado, em caráter de urgência, na próxima segunda-feira.