Juliano César
A primeira sessão da Câmara de Vereadores de São João Batista realizou-se na noite de segunda-feira, 5, mas sem projetos em votação. Porém o que não faltou foi assunto.
Elisandro dos Santos (PP) se elegeu vice-presidente da Câmara, por seis votos a quatro, na disputa diante de Teodoro Marcelo Adão (MDB).
Já Mateus Galliani (PP) criticou duramente a atual gestão e foi, inclusive, interpelado pelo vereador de situação, Milson da Silva (MDB), que lhe chamou de palhaço.
Outro assunto que esteve em pauta, foi a não presença do deputado estadual, Daniel Netto Cândido (Pod), que assumiu a vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por até um mês. Ele teria pedido um espaço de cinco minutos na sessão desta semana, para convidar vereadores e população quanto a posse no Palácio Barriga Verde.
O pedido foi feito via líder do PSD na Câmara, Edésio Pedrinho Tomasi, junto ao presidente Marcelo Xavier (PP). Segundo o progressista, como haveria muita demanda de assuntos nesta primeira sessão, optou-se por não liberar a vinda de Daniel Cândido. “Mas não fechamos as portas. Ele poderá vir em uma outra oportunidade”, destacou.
Já o líder do PP na Câmara, Nelson Zunino Neto informou que “toda decisão é encampada pelo grupo, independente de ter sido tomada por alguém”, destacou.
Por fim, tanto Edésio Tomasi, quanto Teodoro Marcelo Adão (MDB) criticaram essa situação. “Seria apenas cinco minutos e somente ele iria convidar para a posse na Alesc nessa semana. Aqui na Câmara sempre foi aberto espaço para os deputados de todos os partidos”, destacou.
“Já se pronunciaram os deputados Jerry Comper (MDB), o Altair Silva (PP), o Mário Marcondes e tantos outros. Nunca fechamos a porta para ninguém. Até o Plácido Vargas falou aqui na Câmara”, disse Adão.