Juliano César
Com pouco mais de duas semanas de tempo chuvoso deverá refletir no setor agrícola de Major Gercino, principalmente no interior do município. Esse foi o principal tema abordado pelo secretário de Agricultura, Valdecir Marchi, durante participação na sessão ordinária de segunda-feira, 18.
Para ele, ao persistir o mal tempo, ele não sabe ainda mensurar qual será o impacto com prejuízo nas safras de uva e fumo, por exemplo. “Estamos atrasados devido a esse tempo. Mais um ano que se perde a época certa plantar milho e cebola”,analisa. Marchi também lembrou dos apicultores. “Será uma época de pouco mel, pois a primavera floresceu cedo”.
O secretário destaca que os agricultores estão mais de 20 dias atrasados para o plantio. “E não esperem somente pela Prefeitura. Quem tiver trator, que já prepare o solo, quando o tempo permitir, pois teremos muitos agricultores para atender”, diz.
Valdecir Marchi fez um apelo aos agricultores, pois muitos estão desanimados e não querem plantar, devido também ao preço alto dos insumos como adubo e ureia. “Não desistam de plantar. Que diminua o plantio, mas que não deixe de usar o solo”.
Debate
O projeto de lei de autoria do Poder Executivo que, caso seja aprovado, possibilitará ao agricultor, contratar serviços de horas/máquinas junto ao município ainda não foi à votação. Durante a sessão o secretário respondeu alguns questionamentos dos vereadores e chegou a dizer que o mesmo foi bem estudado e planejado pela equipe da Prefeitura.
Os vereadores estão em dúvida principalmente no valor do frete na busca de material em outros municípios, por exemplo.
Indicativos
Vereador Rodrigo dos Santos (PP) indicou que o Executivo disponibilize um contato via WhatsApp para atendimento da Iluminação Pública. Na sessão anterior, ele indicou para que a Prefeitura Municipal revitalize a Capela Mortuária.