Eleitores de todo país têm até a próxima quarta-feira, 6, para regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral. Somente desta forma é que poderão votar nas eleições de outubro.
Para facilitar o atendimento ao eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aprovou a Resolução 8.015/2020 que simplifica ainda mais o atendimento remoto emergencial no âmbito da Justiça Eleitoral catarinense.
A mudança reforça as ações que já tinham sido tomadas para reduzir os riscos decorrentes da Covid-19, especialmente a suspensão do atendimento presencial nos Cartórios. Com isso, o eleitor poderá fazer o alistamento, transferir o domicílio eleitoral ou revisar os dados cadastrais, sem precisar sair de casa.
Para realizar o procedimento pela internet, o eleitor deverá acessar a página principal do TRE-SC na internet e clicar em Atendimento Remoto Emergencial ao Eleitor.
O eleitor que ainda não tiver coletado a biometria poderá votar normalmente em 2020, e será convocado, posteriormente, para se apresentar ao Cartório Eleitoral para a coleta dos dados biométricos e validação do documento.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também suspendeu, temporariamente, o cancelamento de títulos dos eleitores que não compareceram ao cadastro biométrico obrigatório. A medida alcançará cerca de 2,5 milhões de eleitores, que também poderão votar nesta eleição, segundo dados levantados em março, que não participaram das revisões biométricas.
Eleitores da região
Mais de 35,5 mil eleitores deverão votar nas eleições de outubro nos municípios de Major Gercino, Nova Trento e São João Batista. Conforme dados da 53ª Zona Eleitoral da Comarca de São João Batista, os três municípios contam com 31 locais de votação e 107 seções.
Até segunda-feira, 27, haviam 2.807 títulos cancelados e 295 suspensos. O chefe de cartório, Genésio Dalla Costa explica que devido à situação de emergência causada pela pandemia da Covid-19, a Justiça Eleitoral catarinense isentou os eleitores de pagamento de multa eleitoral para regularizar o título.
O primeiro turno de votação para vereadores e prefeitos acontecerá em 4 de outubro. O segundo turno, caso haja, para eleição em municípios com mais de 200 mil eleitores, será em 25 de outubro.