Após a criação da Secretaria de Esportes, uma nova pasta será desmembrada da Secretaria Municipal de Educação em Major Gercino. Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira, 28, o prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (Rep), enviou para o Poder Legislativo, o projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Também entrou para a casa, projeto que cria o Conselho Municipal de Cultura e Turismo (CMCT), e Fundo Municipal de Cultura e Turismo.
Entre os objetivos da nova secretaria está em elaborar e propor a política municipal de desenvolvimento do turismo e de promoção da cultura local, além de executar e coordenar as ações programadas. Também promoverá eventos culturais tradicionais na comunidade, com vistas a estimular a convivência social e a oferta de atrativos culturais aos turistas.
Recentemente, o presidente da Câmara de Vereadores, Augustinho Orlandi (UB) se pronunciou na sessão pela importância de se criar essa secretaria. “Para estimular o turismo em nossa cidade. Temos um município com grande potencial turístico e seria importante essa pasta”, disse.
Contabilidade
Outro projeto que também entrou para leitura foi o que cria o cargo de coordenador contábil financeiro. A qualificação exigida é em curso superior de Ciências Contábeis ou em Administração. A carga horária será de 40 horas semanais, com salário de R$ 3,5 mil.
Fisioterapia
Outra futura contratação do município é para o cargo de fisioterapeuta, com salário de R$ 4.765,00 em 40 horas semanais. De acordo com a Secretaria de Saúde, aumentou a demanda por essa área, após a pandemia de Covid-19.