Com duas vereadoras na atual legislatura, a Câmara de Major Gercino poderá instalar a Procuradoria Especial da Mulher para debater as políticas públicas destinadas a elas.
Na segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher e, justamente na sessão ordinária, o Poder Legislativo recebeu da Câmara de Vereadores de São José uma correspondência sobre o tema.
Segundo o documento, a finalidade é a defesa e a promoção da igualdade entre homens e mulheres, com autonomia, empoderamento e representação feminina, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra as mulheres.
Áurea Otto Liceski (PSL) e Viviane da Silva Batisti (MDB) são as representantes femininas na casa.
Além delas, a cidade tem uma vice-prefeita, Viviane Booz Ferreira. E por ser uma data tão especial, durante a palavra livre, todos os vereadores homenagearam as mulheres.
Projetos
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que autoriza o município de Major Gercino a firmar acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, através do Instituo Geral de Perícia (IGP).
O objetivo é a descentralização da atividade de inserção de dados de identificação civil, preliminar à emissão da cédula individual de identificação.
Na mesma sessão foi lido o projeto de lei que visa criar o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A tendência é que o mesmo entre em votação na próxima sessão, segunda-feira, 15.
Indicativos
Jade José David, o Tichico (Podemos) pediu que a Secretaria de Obras recupere uma boca de lobo na conhecida rua Benfica, no Ouro Verde. Já Rodrigo dos Santos (PP) pediu o conserto e reforma da ponte que localiza-se após a igreja do Rio do Alho.
Dos Santos também assinou o primeiro pedido de informações do ano, onde pede à Secretaria de Agricultura informações sobre o agendamento de serviços de trator no Alto Major.