Mais de 73,4 mil eleitores do Vale do Rio Tijucas estão aptos a votar nas eleições de 15 de novembro para elegerem prefeitos e vereadores. Em Santa Catarina, mais de 5,2 milhões de eleitores irão às urnas, num crescimento de 4,4%, em comparação com o pleito municipal anterior. Os dados foram disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Vale, Tijucas é o município com maior eleitorado, com 28.948 pessoas aptas a votar, seguido de São João Batista, com 22.008, Nova Trento, com 10.432, Canelinha, com 9.051 e Major Gercino, com 3.058 eleitores.
A maioria do eleitorado na região é de mulheres, assim como no estado. Dos 73.497 eleitores no Vale, 50,8% são mulheres e 49,1% são homens.
Esse dado relativo ao eleitorado feminino justifica as ações adotadas tanto pelo Congresso Nacional como pelo TSE e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de promover o aumento do número de mulheres na política.
Diversas ações foram adotadas nos últimos anos para garantir as cotas de gênero, buscando alcançar, pelo menos, 30% de candidaturas femininas, a fim de equilibrar o número de eleitoras ao número de representantes femininas em cargos eletivos.
Em relação à diferença no gênero, apenas Major Gercino possui o eleitorado masculino superior ao feminino, sendo 1.595 homens aptos a votar e 1.463 mulheres.
Curiosidade
Desde 2018 a Justiça Eleitoral passou a permitir o uso do nome social no título de eleitor. Nestas eleições, três pessoas no Vale do Rio Tijucas utilizarão esse direito no documento, sendo os três eleitores de São João Batista.
Diante das medidas sanitárias adotadas a partir da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), a Justiça Eleitoral decidiu excluir o uso da biometria como meio de identificação nas eleições deste ano.