A Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), completa neste mês de maio, 188 anos de relevantes serviços prestados para a comunidade catarinense.
Criada por Feliciano Nunes Pires, então presidente da Província de Santa Catarina, através da Lei Provincial n.º12, de 05 de maio de 1835, desde então, tem como missão a proteção da sociedade catarinense, incluindo a população batistense.
A história da PM de São João Batista, remonta a criação do 1º Batalhão na Capital do Estado em 1959, responsável por quase todo o litoral, e que destinava os policiais para atuarem na cidade.
Hoje, com efetivo de vinte homens e mulheres, a PM local subordina-se ao 3º Comando Regional, com sede em Balneário Camboriú, e busca constantemente o aparelhamento policial, com equipamentos, armamentos e viaturas de ponta, que possibilitem o enfrentamento direto e seguro ao policial, com a utilização de novas tecnologias e da adoção de estratégias de aproximação com a sociedade batistense.
“A modernização da PM vai ao encontro do que busca continuamente: valorizar as pessoas, respeitar as tradições e buscar a inovação”, destaca o texto da moção.
Segundo a corporação, nesta data, em que completa 188 anos de existência, há muito que se comemorar, principalmente por ser esta instituição uma das hastes que balizam a segurança pública na cidade de São João Batista, e que coloca Santa Catarina como um dos estados mais seguros da federação.
“Destaca-se a dedicação dos policiais que se desdobram e debelam quadrilhas, desmontam ponto de tráfico, apreendem armas ilegais, abordam suspeitos e evitam todo tipo de crimes, além da intervenção em todo tipo de problema social garantindo a tranquilidade aceitável à comunidade”, conclui o vereador Paulo Sérgio Venera, o Paulinho da Ambulância (MDB), proponente da homenagem.