Na segunda-feira, 8, a família do ex-prefeito de São João Batista, Gentil Silva, encaminhou um manifesto à mesa diretora da Câmara de Vereadores.
Na carta, a família demonstrava descontentamento pelo ato do vereador Leoncio Paulo Cypriani, que na semana passada apresentou na Casa a proposição para que o nome da nova ponte, que ligará os bairros Cardoso e Ribanceira do Sul seja José Jovino da Silveira, o conhecido Zé Pedreiro.
Desde que anunciada a construção da nova ponte no município, os vereadores, juntamente com o Poder Executivo, entraram em consenso de que o nome seria do primeiro prefeito do município Gentil Silva.
A obra, então, passou a ser referenciada desta forma por toda a população batistense, inclusive.
Por uma desavença pessoal com o filho do homenageado, Eurli Silva, o Irmão, o vereador Cypriani propôs um novo nome, desta vez, por meio de projeto de lei a ser votado no Legislativo.
Segundo os familiares, por meio da carta, “o manifesto não trata de manutenção do nome de Gentil Silva na ponte do bairro Ribanceira do Sul, ou sua substituição pelo nome do saudoso amigo José Jovino da Silveira […] Trata-se da forma irresponsável que uma pessoa pública, como o vereador, usa da memória e legado de pessoas falecidas e suas famílias por motivos políticos”.
O manifesto traz ainda a lembrança do momento da indicação do nome Gentil Silva, em novembro de 2018, quando o vereador Cypriani “foi uma das pessoas que manifestou sua alegria e satisfação pela indicação do nome, inclusive lembrando dos feitos de Gentil Silva ao município”.
Confira carta na íntegra
“Nós da família Silva, viemos através desta, manifestar nosso descontentamento ao ato conduzido pelo SR vereador Leoncio Paulo Cypriani, que, por razões particulares, envolveu a memória de nosso patriarca o Sr Gentil Silva e de seu grande amigo e compadre o Sr José Jovino da Silveira, o popular “Zé Pedreiro”.
Esse manifesto não trata da manutenção do nome do Sr Gentil Silva na ponte do bairro Ribanceira do Sul, ou sua substituição pelo nome do saudoso amigo José Jovino da Silveira, onde reiteramos que ambos foram pessoas que contribuíram muito para nosso município. Trata-se da forma irresponsável que uma pessoa pública como o Sr vereador usa da memória e legado de pessoas falecidas e suas famílias por motivos políticos.
Nossa família apenas não tem relação com qualquer situação de insatisfação política que o Se vereador tenha.
Fica muito claro para todos nós seus interesses particulares, visto que no momento da indicação do nome do Sr Gentil Silva o Sr vereador foi uma das pessoas que manifestou sua alegria e satisfação pela indicação do nome, inclusive lembrando dos feitos do Sr Gentil Silva ao município.
Aqui, finalizamos destacando nossa admiração e respeito à família do Sr José Jovino da Silveira e à sua memória. E, reiteramos nosso descontentamento à forma irresponsável em que o Sr vereador Leoncio Paulo Cypriani envolveu a todos.”