Ex-secretário de saúde e atual vereador, Maxiliano de Oliveira, o Max, 39 anos, tem na área da saúde o principal trunfo para vencer as eleições.
Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)e pós-graduado em Farmácia Magistral, atuou como gestor de farmácia no período de 2005 a 2008 no Sesi Farmácias.
Também atuou como farmacêutico na Saúde Pública de Nova Trento no período de 2009 a 2012, e como secretário de Saúde no período de 2013 a 2016. Católico, Max é casado com Cristina Filha Dell Agostini, 39, nutricionista, e possui uma empresa de eventos e loja de aluguel de trajes sociais. O casal tem um filho, Caio de Oliveira.
De linha ideológica de centro-direita, Max define política como “uma maneira de melhorar a vida das pessoas”.
O candidato a vice é o professor Luiz Carlos Orsi (PSDB). o grupo já administra a cidade há 12 anos. O nome da coligação é ‘Nova Trento no melhor Caminho’, com os partidos PP, PSDB, PSD, PSL e Cidadania.
Nesta entrevista, Max analisa quais são as prioridades da próxima gestão.
*****
1- Correio Catarinense: Por que o senhor quer ser prefeito de Nova Trento?
Maxiliano de Oliveira: Para fazer com que a cidade tenha ainda mais qualidade de vida, tornando a gestão mais eficiente, fazendo mais com menos. Quero fazer as melhorias que a população tanto anseia para que a cidade se torne uma região turística e próspera economicamente, mas que, privilegie a educação e os serviços de saúde.
2- Correio: Quais são as prioridades que a cidade necessita?
Max: À frente da Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Comunitário, efetuei grandes mudanças na saúde pública do município, sempre priorizando o cidadão, com muito empenho, estudo e planejamento. Adotei como lema e objetivo principal “As pessoas em primeiro lugar”. Assim, busquei a melhoria no atendimento aos serviços de saúde, com a profissionalização e humanização dos procedimentos. Como consequência do trabalho realizado, remodelei o plano de recuperação e ampliação das Unidades de Saúde. O mesmo quero fazer por todas as áreas.
3 – Correio: Em caso de vitória, como será a relação com o Poder Legislativo?
Max: O Legislativo é um elo entre o cidadão e o Executivo, algo de fundamental importância para auxiliar o prefeito e executar o serviço com excelência e harmonia. Os vereadores são representantes de cada cidadão. A opinião, análise e fiscalização deles é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade.
4 – Correio: E sobre a participação popular e de entidades no governo?
Max: Trabalharemos em PPP (Participação Público Privada) envolvendo as entidades junto da gestão, com o objetivo de obter uma administração ainda mais eficiente. Queremos aproximar ainda mais e, se possível, fazer convênios com a maioria delas. Elas são um braço importante da administração. Como pesquisamos em outras cidades, é possível fazer leis para que estes benefícios se tornem permanentes, para que elas possam ser parceiras do município sem ter que se preocupar quando muda a gestão.
5 – Correio: E a participação do vice-prefeito na administração?
Max: Será um servidor público em período integral atendendo a comunidade e resolvendo os problemas dos munícipes diariamente. Será de fundamental importância. Será ativa e diária na prefeitura. Somos uma dupla que busca o melhor para a cidade.
6 – Correio: O candidato Maxiliano de Oliveira pode deixar uma mensagem aos eleitores neotrentinos?
Max: Minha experiência na saúde pública me fez crer que há muito a ser feito pela nossa querida Nova Trento, fazer mais com menos, atender melhor o cidadão.
Acreditem, não foi fácil, pois as necessidades da comunidade são sempre maiores que os recursos disponíveis.
A escassez de recursos nos mostrou a necessidade de buscar melhorias por meio da gestão pública e nos proporcionou alterar a forma de gestão pública que sempre foi baseada em convênios e impostos.
Trouxemos uma gestão eficiente e produtiva associando municípios vizinhos nos serviços. Buscamos dar maior eficiência ao gasto público.
Enquanto os meios de comunicação noticiavam o fechamento de uma série de hospitais pelo país, devido à crise econômica, nosso município seguia firme no propósito de dar a melhor assistência à saúde para a sua população.
Hoje, vemos que valeu a pena, pois dentre as cidades com o porte de Nova Trento, poucas conseguem prestar o atendimento diferenciado aos seus concidadãos, deixando em dia suas obrigações sociais e financeiras.
Por isso, quero ser seu prefeito, pois quero mostrar que é possível atender aos anseios do cidadão neotrentino, com muito trabalho e dedicação, aliado à melhoria da gestão pública, gerindo os recursos humanos e financeiros de forma consciente e transparente.
Leia também
ELEIÇÕES 2020: Tiago Dalsasso prega renovação para vencer em Nova Trento
ELEIÇÕES 2020: Tiago Dalsasso prega renovação para vencer em Nova Trento