João José David tem 64 anos e quer voltar a ser o prefeito de Major Gercino. Ele administrou a cidade de 2013 a 2016, após vencer Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita, em outubro de 2012. Porém, em 2016, David decidiu não ser candidato à reeleição e apoiou justamente o Valmor, ao qual agora são adversários neste pleito.
Ex-auditor fiscal do Estado, ao qual teve a oportunidade de residir em dezenas de cidades de Santa Catarina, João David pertence a uma família que possui uma longa história política em Major Gercino. O pai, José Manoel David Junior, o Juca Ferreira, foi prefeito nos primeiros anos da década de 70. Já o irmão, José Ezisaldino David, o Zequinha, administrou a cidade no início da década de 90. O também irmão Jade José David, o Tichico, foi vereador na cidade.
Católico praticante, João David é casado com a bancária aposentada, Jurinha Albanas David, 59 anos, que também é natural de Major Gercino. O casal tem três filhos: os empresários Rafael Albanas David, 36, e Samara Albanas David, 28, além da dentista Laisy Albanas David, 30. Também tem a netinha Alana David Amorim, de três anos.
Ideologicamente, o candidato a prefeito se considera de direita liberal. Durante a campanha presidencial, defendeu a candidatura de Jair Bolsonaro onde, segundo ele, por conta própria fez campanha para o atual presidente da República. David tentou se filiar ao PSL, porém não conseguiu. Com isso, decidiu fundar o Podemos, do senador paranaense Álvaro Dias.
Para David, a política tem que ser praticada com honestidade e verdade, pois é a base de toda a sociedade. “É o que penso e o que colocaremos em prática, com a vitória nas urnas”, destaca.
Entrevista
1- Correio Catarinense: Por que o senhor quer novamente ser prefeito?
João José David: Quero ser prefeito de Major Gercino para realizar uma administração que atenda aos interesses da sociedade. Por isso, faremos um mandato de crescimento, de obras e de respeito. Esses são nossos principais objetivos.
2- Correio: Quais são as prioridades que a cidade necessita?
João David: Nosso projeto é viabilizar investimentos a fundo perdido, visando modernizar nossa agricultura, habitação, urbanismo, turismo e desenvolvimento econômico. Tudo isso contribui para a geração de emprego e a qualidade de vida de nossos munícipes.
Um município desenvolvido precisa de bons programas para o interior e na área urbana. E é isso que vamos colocar em prática.
3 – Correio: Em caso de vitória, como será a relação com o Poder Legislativo?
João David: Será um ambiente de diálogo com todos, independentemente de partido ou ideologia. O Poder Legislativo será o nosso grande aliado para uma administração pacífica e exitosa.
4 – Correio: Como será a participação popular e de entidades no Governo?
João David: A participação popular e de entidades terão prioridades no nosso Governo. É importante ouvir a todos e é isso que faremos. Vamos dar vez e voz para que a população e as entidades possam compartilhar nossa administração.
5 – Correio: E a participação do vice-prefeito na Administração?
João David: O amigo Emerson Coelho, o Soni, nosso futuro vice-prefeito, terá participação atuante na nossa administração. Isso, porque ele é um grande conhecedor das necessidades do nosso povo. Estaremos juntos nessa administração.
6 – Correio: O candidato a prefeito pode deixar uma mensagem aos eleitores?
João David: Quero registrar aqui que vamos realizar uma gestão para melhorar a qualidade de vida das pessoas, trabalhando por um futuro de prosperidade, com ações e obras que ficarão marcadas na lembrança de nossa gente.
Com isso, vamos proporcionar dias melhores para nossos filhos e netos. “Juntos Podemos Mudar”.
Leia também
Eleições 2020: João David se candidata pela terceira vez em Major Gercino