Edésio Pedrinho Tomasi, 49 anos, é natural de Nova Trento e reside em São João Batista há mais de duas décadas. Nas eleições de 2020, pela primeira vez, concorreu a um cargo político e já se elegeu como vereador pelo Partido Social Democrático (PSD).
Na posse, em 1° de janeiro, se elegeu presidente da Câmara Municipal de Vereadores, com seis dos 11 votos possíveis.
Desde então, ele ocupa a principal função da Mesa Diretora, e preferiu manter a mesma equipe de comissionados que já vinha em atuação há quatro anos.
O presidente do Poder Legislativo é casado com Ângela Tomasi, 46, com quem tem três filhos: Brenno Tomasi, 23, Nycolle Tomasi, 19, e Eryck Tomasi, 18.
Professor como atual profissão, ele também já foi empresário do setor de componentes para calçados na cidade.
Tem formação superior em Ciências da Computação, Processos Gerenciais e Licenciatura em Informática. É pós-graduado em Gestão de Negócios.
O PSD é a terceira filiação, porém os dois partidos anteriores eram siglas que originaram a atual: Partido da Frente Liberal (PFL) e Democratas (Dem).
Nessa entrevista ao Correio Catarinense, Edésio Pedrinho Tomasi destaca o que espera desta atual Legislatura em que, logo na primeira vez em que é vereador, tem a oportunidade de ser o presidente.
ENTREVISTA
1- Correio Catarinense:Nesta próxima segunda-feira, 1º, começam as sessões ordinárias. Qual a expectativa dessa nova Legislatura, e o senhor como presidente?
Edésio Tomasi: Minha expectativa é que todos os vereadores trabalhem de forma a beneficiar a população de São João Batista, sempre alinhado ao respeito.
Como representante do povo, é de apresentar muitos trabalhos para que possamos ajudar nossa cidade ase desenvolver e melhorar a vida das pessoas.
Já como presidente, é de fazer uma gestão transparente, com muito diálogo entre os edis, partidos e poderes.
2-Correio: Como foi a sessão piloto durante esta semana e o motivo desta sessão?
Tomasi: A sessão teve o objetivo de apresentar/familiarizar o sistema da Câmara aos vereadores. Tendo em vista que desde 2018,os trabalhos do Poder Legislativo durante as reuniões ocorrem de forma informatizada, ou seja, a pauta, os projetos, votações, tudo é disponibilizado na tela do computador, então eles aprenderam onde encontrar cada documento, por exemplo.
Além das votações e a presença também serem nesse sistema. Outras ações que são informatizadas é a fala, tanto livre, quanto discussão de projetos, líderes de partidos e do governo serem com cronômetro.
Em 2018 quando esses sistemas foram implantados, os vereadores da época passaram também por essa apresentação.
Todos tiveram a oportunidade de usar e tirar as dúvidas, tendo em vista que nove vereadores nunca ocuparam nenhuma função legislativa.
“Minha expectativa é que todos os vereadores trabalhem de forma a beneficiar a população, sempre alinhado ao respeito
3-Correio: E sobre as definições das comissões do Poder Legislativo?
Tomasi: Tivemos uma reunião na segunda-feira, 25, com os líderes partidários, onde apresentei as proporcionalidades de cada partido e que cada sigla tivesse no máximo um membro em cada comissão.
Na ocasião,um dos líderes partidários exigiu dois membros do mesmo partidona comissão de Serviços e Obras Públicas, para poder participar das comissões. Os demais líderes partidários não aceitaram e como não houve acordo, uma nova reunião foi marcada para analisar essa situação.
4- Correio: O que esperar do Legislativo em relação ao Poder Executivo?
Tomasi: O Poder Legislativo tem sua independência e fará seus trabalhos da melhor forma possível para contribuir com o desenvolvimento da cidade, legislando, fiscalizando e assessorando os trabalhos no que for possível.
5-Correio: Qual o seu sentimento de ser presidente, logo na primeira vez em que concorreu à vereança?
Tomasi: É de gratidão ao povo batistense, que me elegeu vereador e a todos aos edis que depositaram em mim a confiança de presidir a casa do povo. Atuarei com muita responsabilidade nos trabalhos do Legislativo.
“Estarei sempre para ajudar, colaborar e fazer o melhor para o desenvolvimento de São João Batista
6-Correio: O presidente pode deixar uma mensagem aos leitores e eleitores de São João Batista?
Tomasi: Quero agradecer sempre a oportunidade de levar as informações do Poder Legislativo ao povo e muito obrigado a todos que confiam no vereador Edésio. Dizer que estarei sempre para ajudar, colaborar e fazer o melhor para o desenvolvimento de São João Batista de forma transparente e efetiva.