Com cinco votos a favor e um contrário, a Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino aprovou o nome da futura creche, a primeira a ser construída na cidade, durante a sessão ordinária do Poder Legislativo, na noite de segunda-feira, 10.
Foram favoráveis ao nome de Creche Municipal Norma Grimes Kamers, Augustinho Orlandi (UB), Edson Rubick (UB), ), EsmaelDeluvino (UB), Hilberto Arnoldo, o Beto (UB) e Rodrigo dos Santos (PP). O único contrário foi Jade José David, o Tichico (Pod), que retornava ao parlamento, após um mês de licença. Viviane da Silva Batisti (MDB), Antônio César Formento, o Cezinha (MDB), e Áurea Maria Otto Liceski (UB) não participaram da sessão.
Tichico até pediu para que o projeto fosse retirado e que outros nomes pudessem ser analisados. “Não tenho nada contra a senhora Norma, mas analiso que a escolha deveria ser com pessoas que trabalharam com crianças, na área de educação”, disse. Ele citou os nomes das professoras Maria Silveira Albanaes, Maria Valéria Rubik Simão e Clara Guesser. Propôs, inclusive, que se fizesse uma consulta popular pela escolha do nome. Mas, no fim, foi voto vencido.
O vereador Beto disse que todos merecem receber a homenagem, mas que o voto do vereador é livre e soberano. Edson Rubik foi na mesma linha. “Todas mereceriam essa homenagem. Mas o nome sugerido pelo presidente Augustinho e que foi acatado pelo prefeito, ao qual enviou o projeto para a Câmara, foi o da senhora Norma”, informou.
Leitura
Dois projetos entraram para leitura e análise. O 029/2022 trata sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Já o 032/2022., autoriza o município de Major Gercino a realizar acordo de cooperação técnica (ACT), com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Com isso, assim como em São João Batista, o município também deverá instalar um Posto de atendimento do INSS na cidade.