Juliano César
O prefeito de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel esteve novamente nesta semana em Brasília, para a busca de soluções ao município. E na bagagem uma boa notícia. Segundo o chefe do Poder Executivo, a Defesa Civil Nacional destinará ao município, R$ 765 mil.
Esse valor servirá para a construção da nova captação de água da localidade do Rolador, bairro Galera, que foi destruída com as fortes chuvas no meio do ano. Anteriormente, o diretor do Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento de Canelinha (Semais), Ricardo Orlandi, havia informado à reportagem, que o município estava na busca de verbas para essa obra.
Os recursos da Defesa Civil também servirão para o enroncamento próximo a ponte do bairro Índia, além de mais três pontos na margem do rio Tijucas. “São trabalhos emergenciais e necessários que necessitamos realizar”, destaca o prefeito.
Creche e escola no Cobre
Diogo Maciel aproveitou para realizar a entrega dos pedidos de emendas para o orçamento de 2022. E de todas as áreas, a da educação ganhou atenção especial. “Nosso objetivo é construir uma nova escola no Cobre. Para isso, iniciamos as tratativas nesse sentido, pois é um dos bairros que mais cresce em termos populacionais”, destaca.
Se o futuro aponta uma nova unidade escolar, o presente tem dificuldades para uma solução do passado, devido a não conclusão das obras da creche do Cobre. O município iniciou negociações para retomar as obras, porém o assunto não é assim tão fácil, já que os valores alteraram consideravelmente.
O objetivo do município é a liberação de mais 21% do valor da obras, para dar sequência à creche. “Mesmo assim, será insuficiente. No entanto, o governador Moisés [Carlos Moisés da Silva] sinalizou recursos para a finalização desta obra”, informa o prefeito.