Juliano César
Em sessões ordinária e extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino, os edis aprovaram na noite de segunda-feira, 18, o Projeto de Lei Parlamentar (PLP) 03/2024, ao qual estabelece o índice para o reajuste dos subsídios equiparados ao de secretário municipal e procurador geral do município, referente a revisão geral anual não concedida em 2016. O projeto foi lido na sessão ordinária e votado com aprovação unânime na extraordinária.
Outro projeto aprovado durante a ordinária foi o PL 04/2024, que define as diretrizes gerais para a implantação da política de educação integral em escola de tempo integral no sistema municipal de ensino de Major Gercino, em relação a Creche Municipal recém inaugurada.
Já para leitura, entrou o Projeto de Lei 06/2024, que denomina a Unidade Básica de Saúde do Centro de José Luiz Herartt, o Bião, ao qual foi secretário municipal de Saúde e faleceu no ano de 2010.
Palavra Livre
Novamente o assunto que dominou a palavra livre dos vereadores foi a situação das estradas tanto as estaduais, quanto municipais. Rodrigo dos Santos (PP) e Viviane da Silva Batisti (PL), criticaram pontos que necessitam de melhorias. “A estrada da Fazenda está uma vergonha. Também tem que ver a situação do Caçador, Nova Galicia, Rio do Alho e Morro do Descanso”, destacou o progressista.
Já a vereadora disse que, ao se filiar no PL, pediu ao governador Jorginho Mello para que encerre o convênio com o município e que o estado assuma de fato a manutenção da SC-408. “Isso sem falar nas nossas municipais que é só desculpas que dão pela falta de manutenção”, destacou ela.
O vereador Antônio Cesar Formento, o Cezinha (MDB), e o presidente da Câmara, Hilberto Arnoldo, o Beto (MDB), foram contrários ao pensamento da vereadora sobre o assunto. “Temos é que pedir mais convênios, e não o contrário”, finalizou Beto.