Juliano César
A Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 024/2025, que reconhece a Festa do Colono e a representação das realezas, como de grande relevância cultural ao município. A aprovação foi durante a sessão ordinária desta semana.
De autoria do Poder Executivo, o PL diz em seu texto que “ficam reconhecidas como manifestações relevante interesse cultural para o município de Major Gercino, a Festa do Colono e a representação das realezas eleitas neste evento, em razão de seu valor histórico, social e cultural na preservação das tradições, no fortalecimento da identidade comunitária e na promoção da cultura do meio rural”. No dia da votação, as realezas estiveram presentes e explanaram sobre o assunto.
Estradas
E com um período de quase duas semanas de chuva, pela primeira vez na atual legislatura, o assunto estradas recebeu críticas mais contundentes dos vereadores de oposição. A maioria citou a SC-408, ao qual vem recebendo desde o início do ano, investimentos de recuperação por parte do Governo do Estado.
Mas, também, a estrada municipal na localidade de Rio das Flores recebeu reclamações, especialmente pelas dificuldades dos estudantes de transitarem até as escolas. “Colocaram um material ruim neste local. E me informaram que, sem o tempo melhorar, não há o que fazer. Tanto que reclamavam da gestão passada, dizendo que em dois meses fizeram mais que em oito anos”, disse Eliomar Batisti, o Lio (MDB).
O vereador Diogo Ventura de Castro (PL), reconheceu os problemas no Rio das Flores, mas disse que é necessário um trabalho diferenciado para a total recuperação desse trecho.
Já a presidente Viviane da Silva Batisti (PL), foi na mesma linha. “Eu falei na época, sim, que em dois meses haviam feito muito mais do que na gestão passada. E isso é verdade. Mas, claro, ainda há mais para se fazer, especialmente também na aquisição de maquinários”, destacou.