Juliano César
A Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino aprovou dois projetos de lei oriundos do Poder executivo, durante sessão ordinária na noite de segunda-feira, 14. Um deles, o 02/2022 cria diversos cargos e vagas de servidor público, especialmente na área da educação. Já o segundo, 03/2022, ratifica e altera o protocolo de intenções do Consórcio Público.
Ainda assim, mais dois projetos de lei entraram para leitura e serão votados na sessão de segunda-feira, 21. O 04/2022 permitirá que o município dê prêmios financeiros para os primeiros quatro colocados no Campeonato Municipal de Futebol Suíço. E o 05/2022 nomeia a futura Quadra Poliesportiva de Boiteuxburgo, de Carlos Goetmann.
No uso da palavra livre, o vereador de oposição Rodrigo dos Santos (PP) destacou a aprovação do 02/2022. “Todos nós aprovamos esse projeto que cria esses cargos na Educação. Desde 2017 é falado sobre a possibilidade da construção de uma creche no Centro. Agora falam no Pinheiral. Mas a verdade é que, até agora, nada”, disse.
Em resposta, o presidente da Câmara, Augustinho Orlandi saiu em defesa do Executivo. Sobre a creche do Centro, informou que, após a volta dos estudantes para a Escola Monsenhor José Locks – que está em reforma e ampliação – o município aproveitará a estrutura montada na Sociedade Recreativa 26 de Janeiro, para instalar uma creche municipal, até que a futura estrutura esteja pronta para atender a demanda da região central. “Por isso é preciso à criação desses cargos, pois, em breve, já estará em funcionamento a creche aqui no Centro”, disse Orlandi.
Professores
Augustinho Orlandi também destacou a possibilidade de reposição salarial aos professores da Rede Pública Municipal de Ensino. “Neste momento, está em debate a questão dos 33%. Que o prefeito possa olhar com carinho essa situação”, finalizou.