Nesta terça-feira, 22, às 15 horas a Prefeitura de Tijucas fará o lançamento do Aplicativo ‘Radar Aedes’. Trata-se de uma ferramenta digital de acompanhamento e controle do trabalho de combate à dengue no município, que poderá ser utilizada tanto pela equipe de agentes da vigilância, como pela comunidade, que poderá identificar focos e até mesmo denunciar situações de risco para proliferação do mosquito.
Com este aplicativo, as equipes de combate poderão dar fim aos inúmeros formulários de papel que por muitos anos serviram de documento de análise e acompanhamento das armadilhas, focos de contaminação e até mesmo dos casos positivos da doença.
É um grande avanço que se soma às demais ações de combate à dengue no município, que em 2020 sofreu com um surto de casos e que neste ano conseguiu excelentes resultados com a redução quase que total dos casos e ganhando assim, destaque estadual neste trabalho de combate.
Tijucas é uma das primeiras cidades catarinenses, se não a única, a contar com esta ferramenta que foi cedida gratuitamente ao município. Isso porque o projeto é fruto de um trabalho de conclusão de curso em Ciência da Computação da Univali/Itajai do acadêmico, de Tijucas, Filipe Reinert Silva e orientação do professor Lucas Debatin.
Mais sobre o APP
O aplicativo móvel possui dois módulos: um para uso dos agentes epidemiológicos e outro para o uso da população.
O módulo para os agentes disponibiliza recursos para vistorias de imóveis e vistorias de armadilhas.
Já para a população são utilizadas técnicas de gamificação (termo adaptado do inglês que significa o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais). O objetivo é incentivar o envolvimento das pessoas através de denúncias de focos do mosquito. Além disso, desenvolveu-se um sistema WEB para facilitar a visualização de mapas, relatórios e gerenciamento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti por parte dos gestores.
Também haverá a presença do Biólogo Macrorreginal da Secretaria de Estado da Saúde, Wilson Antonio Weis. Ele falará sobre Tijucas como referência no combate à dengue e acompanhará o lançamento do aplicativo.