A Prefeitura Municipal de Nova Trento, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, realizou na tarde desta terça-feira, 31, a inauguração da nova Sala de Vacinação Guilhermina Borinelli, em Nova Trento.
A solenidade contou com a presença do prefeito municipal Tiago Dalsasso, do vice-prefeito Moacir Dalla Brida, da secretária de Saúde, Maria Cristina Adami, do secretário adjunto, Thiago Marchiori, do vereador Genésio Piazza, as vacinadoras Sonia Moresco e Lucimari Vargas, demais autoridades e comunidade em geral.
“Com esta sala estamos atendendo um pedido antigo da comunidade e entregamos um espaço mais acessível com brinquedos para as crianças e sala de espera”, comentou Cristina.
O prefeito e o vice-prefeito destacaram o empenho da secretária de Saúde e de todos que se envolveram para que a sala se tornasse realidade e parabenizaram o trabalho feito no local.
O vereador Genésio Piazza, o Édo, ressaltou que fez o projeto para a votação do nome da sala com o objetivo de homenagear Guilhermina Borinelli, uma conhecida enfermeira do município. “Ela deixou um grande legado, viveu para os outros. Fiz esse projeto com muita alegria, para preservar a memória dos que já ajudaram o município”, disse.
Primeiro vacinado
O morador Santino Will, foi o primeiro paciente a receber imunização pela vacinadora Sonia Moresco, no novo espaço da Sala de Vacinação Guilhermina Borinelli na tarde desta terça-feira.
Sala de Vacinação
No novo local, agora há a sala de espera e atendimento, um espaço administrativo, a sala onde se aplicam as vacinas e um lavabo.
As vacinas ficam em uma geladeira inteligente, que tem conexão direta com o celular das vacinadoras. Caso haja um aumento da temperatura do equipamento, ele envia uma mensagem avisando que pode haver algum problema.
Além disso, a geladeira possui gerador que a mantém refrigerada por três dias, em caso de quedas de energia.
Quem foi Guilhermina Borinelli
A conhecida enfermeira Guilhermina Borinelli nasceu em 20 de maio de 1929, na localidade do Morro da Onça, em Nova Trento. Ela era filha dos agricultores Luiz Joaquim Borinelli e Carolina Bertoldi Borinelli.
Durante a juventude, ela começou a trabalhar na área da enfermagem no Hospital Imaculada Conceição, e além do trabalho, o hospital foi a residência dela por muitos anos.
Mesmo vivendo no hospital, Guilhermina passou a dividir a jornada de trabalho atuando também no primeiro posto de saúde do município, instalado pelo Governo de Santa Catarina, onde também vacinou diversos neotrentinos.
A enfermeira foi uma pessoa dedicada a cuidar da saúde dos moradores, tanto na prevenção, quanto cuidando dos doentes. Mesmo após a aposentadoria e em idade avançada, a enfermeira era procurada em busca de orientação para melhorar ou recuperar a saúde.
A neotrentina, após muitos anos em prol da saúde, faleceu em 11 de fevereiro de 2009, e, agora, recebe a homenagem nomeando a nova Sala de Vacinação.